24/09/2010

Cadeia para quem mentir em curriculos...

Vamos falar a verdade... nao tem coisa mais idiota, exagerada, fora de contexto do que este projeto de lei que preve tipificaçao penal especifica para quem colocar um dado que não é verdadeiro em um curriculo simples, desses que a gente faz e passa a tarde andando na rua pra entregar em locais onde se almeja trabalhar.
Algumas ponderações sao muito importantes:
- Ja mencionei isso em outro post, mas sempre é bom lembrar que nosso sistema carcerário esta quebrado, obsoleto e nao cumpre a Lei de Execuções Penais. A solução encontrada tem sido criar sistemas de progressao de regime e abrandamento das penas. Hoje em dia, por exemplo, um maconheiro que seja flagrado com droga apenas para uso pessoal nao pode ser preso em flagrante porque a pena máxima é de serviços a comunidade. Veja que legal, se voce for maconheiro, voce nao vai preso, mas se voce colocar em um curriculo de duas folhas que sabe trabalhar com excel para que talvez possa ser selecionado para uma entrevista, voce poderá ser condenado em ate dois anos...
- É tambem sempre bom lembrar que quem mente nesses curriculos o faz porque senao seus curriculos vão direto para o lixo. Além disso, existe a entrevista, que serve para ver quem sabe alguma coisa ou não. Acho absurdo querer prender alguem, porque a punição ele ja terá, que é nao ser empregado caso seja visto que mentiu.
- Essas pessoas, que são pais e maes de familia desesperados, jovens atras do primeiro emprego, serão presas e ficarão na companhia de facções criminosas, assassinos, latrocidas, dentre outros. Duvido que saiam de la melhor do que entraram.
- Talvez o pior de tudo é que uma condenaçao penal os excluirá de se inscrever em concursos publicos, ou seja, nem mesmo gari essas pessoas poderão ser, porque ja foram condenadas.
Acho que essa lei é apenas uma forma de se fazer média com o setor privado, como se agradar empresarios fosse melhor do que o bem-estar geral e o emprego das pessoas.
Realmente, espero que esse projeto nao seja aprovado, porque é lamentavel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este é um meio de exercicio do seu livre arbitrio e sua manifestação de pensamento. Não use-o de forma errada.